10 Comandos SQL Que Todo Programador Precisa Saber
Os comandos SQL (Structured Query Language) são um dos mais importantes quando falamos em linguagens de gerenciamento de dados, e entender quais são as mais comuns faz toda a diferença.
Os modelos relacionais de banco de dados como MySQL, Oracle, PostgreSQL, SQL Server 2017 e outros, utilizam a linguagem SQL para consulta de banco de dados.
O SQL foi criado em meados de 1970 pela IBM, e até os dias atuais cumpre com sua principal função que é a manipulação de bancos de dados relacionais.
Como é algo simples e intuitivo, acabou se tornando uma das principais ferramentas e que traz também maior eficiência para o trabalho.
Em um trabalho de gerenciamento de dados, muitos comandos podem ser acionados, o que pode gerar uma grande diferença de como os dados são colhidos e tratados.
A boa utilização é a garantia de que você pode ter todo o tipo de apoio necessário, e também é uma forma de conseguir esse caminho mais facilitado.
A combinação entre eles é que faz com que o trabalho realizado seja importante e tenha também um resultado efetivo.
A partir desse momento, é possível entender quais são as estratégias para lidar com tantas informações.
Um banco de dados pode reunir uma série de informações, que podem ser agrupadas, trabalhadas separadamente e até mesmo isoladas.
Isso varia de acordo com os comandos que você utiliza, e principalmente como tudo isso ajuda no trabalho com uma equipe voltada para essa finalidade.
Com um bom planejamento é possível traçar estratégias que façam a utilização ideal dos comandos SQL que vão gerar as informações que você busca, e relacionar os objetos diferentes entre si.
Trabalhar com banco de dados não é fácil, e mesmo com uma ideia bem intuitiva como o SQL, é preciso saber como operar e trabalhar com comandos simples, que vão fazer toda a diferença no resultado.
Ao conhecer, basta aplicar e monitorar os resultados. Você vai observar, com toda a certeza, os benefícios que podem ser acessados e que principalmente podem ajudar nesse trabalho tão importante de um modo geral.
A seguir você vai conferir os principais comandos SQL que todo programador precisa saber:
INSERT
O comando INSERT é o responsável pela inserção de dados dentro do banco, o que é um comando relativamente simples.
No entanto, não conhecer pode trazer sérios prejuízos para o andamento do trabalho que vem sendo realizado, e por isso é preciso ter maior segurança quanto a ele.
Assim você também consegue definir o detalhamento desse comando, de modo que ele possa guardar informações importantes.
Esse é o primeiro comando geralmente aprendido, e também é o que é mais utilizado, tendo em vista que é o começo de qualquer trabalho no SQL. Confira o comando abaixo:
INSERT into alunos (id, nome, curso) values (23, 'Robson', 'Desenvolvimento de Software');
UPDATE
O comando UPDATE é o mais importante, pois permite atualizar e até mesmo inserir novas informações em registros já criados.
Sendo assim você não precisa inserir novamente os dados, mas pode resgatar por meio do update, fazendo pequenas mudanças.
Ele é também um dos comandos mais simples, e costumam trazer alguns bons resultados, já que pode corrigir alguns erros.
A sua utilização é feita em grande escala em bancos de dados que costumam movimentar bastante, ou que exigem atualização constante. Confira o comando abaixo:
UPDATE alunos SET nome = 'Robson dos Santos' WHERE id = 23;
Observe que a tabela “estudantes” foi atualizada, onde o registro com id = 23 recebeu no campo “nome’’ o valor “Robson dos Santos”.
DELETE
O comado DELETE serve para excluir um ou mais registros de uma base de dados. São dados que já não fazem sentido e que geralmente precisam sair para que outros gerem outros dados mais atuais e pertinentes.
Esse tipo de ação também é necessária quando aqueles dados não representam algo importante para o momento.
No entanto são dados que não podem ser recuperados, e por isso é uma ação muito delicada, que envolve uma série de fatores. Confira o comando abaixo:
DELETE FROM alunos WHERE id = 23;
Após a utilização desse comando, todas as informações referentes ao registro que possui id = 23 serão deletadas da tabela “alunos”. Caso que queira apagar todos os registro de uma tabela, basta usar o seguinte comando SQL:
DELETE FROM alunos;
Vale lembrar que este comando apaga somente as informções armazenadas na tabela, os demais itens permanecem intactos na tabela.
SELECT
O SELECT também é um dos comandos SQL mais utilizados, já que ele é o marcador que vai registrar seus dados já colhidos.
Assim, é possível delimitar quais são os tipos de registros você vai acessar, e como esses registros podem ser lidos separadamente.
Dá mais fluidez ao trabalho e o torna mais ágil, especialmente quando se trata de separar dados para análises isoladas.
Por isso é um comando importante de conhecer e principalmente de se utilizar, considerando também sua praticidade.
Confira o comando abaixo:
SELECT * FROM alunos;
Observe que o caractere * é usado para indicar que os dados de todas as colunas da tabela “alunos” devem ser retornados na pesquisa.
A cláusula opcional WHERE estabelece as condições que os dados devem cumprir para ser selecionados. Isto é feito passando uma condição_pequisa que é aplicada aos dados recuperados pela cláusula FROM. Confira o comando abaixo:
SELECT nome FROM alunos WHERE curso = 'Desenvolvimento de Software';
CREATE
O comando CREATE serve para criar novos obejtos na base de dados. Esse comando pode ser utilizado para criar um banco totamente do zero.
A partir desse tipo de comando você abre espaço para agrupamento de dados, ou mesmo a criação de uma outra base de dados.
Ter mais de uma base de dado é uma chance interessante para ampliar os detalhes colhidos, tendo em vista que podem ser segmentados em dois locais diferentes. Confira o comando abaixo:
CREATE DATABASE escola;
Já a utilização do comando CREAT TABLE, serve para criar novas tabelas dentro de um banco de dados, confira:
CREATE TABLE estudantes (id INT PRIMARY KEY, nome VARCHAR(50), curso VARCHAR(100)),
A palavra chave PRIMARY KEY é usasa para especificar a chave primária quando é criada a tabela. já o VARCHAR, específica a quantidade máxima de caracteres que cada campo pode suportar.
ALTER
O comando ALTER está geralmente ligado a uma tabela, o que permite alterar uma tabela que já existe.
É um meio de edição muito eficaz, o que não permite necessariamente uma mudança de ponto por ponto de uma tabela.
Com o ALTER, a mudança é feita rapidamente e também traz logo muitos benefícios para quem tem muitos pontos de tabela para editar.
É um meio de organização que faz com que a base de dados seja mais sucinta e tenha uma finalidade objetiva. Confira o comando abaixo:
ALTER TABLE alunos ADD idade INT;
Este mesmo comando também pode ser usado da seguinte forma:
ALTER TABLE estudantes MODIFY mail char(30);
O comando ALTER TABLE junto com a instrução MODIFY, serve para alterar o tipo de dados que a coluna “email” poderá receber.
DROP
O comando DROP remove tabelas do banco de dados. Ele também remove as entradas do catálogo para o banco de dados e exclui o diretório que contém os dados. Confira o comando abaixo:
DROP TABLE alunos;
Este comando também pode ser usado para excluir o banco de dados completo, confira:
DROP DATABASE escola;
GRANT
De todos os comandos, o GRANT é um dos comandos SQL que merece alguma atenção, já que ele interfere no trabalho de equipes, por exemplo.
Esse comando estabelece permissões e papéis a usuários, e em equipe a utilização em pontos diferentes pode fazer com que o usuário acesse mais ou menos informações.
Na prática ele funciona para estabelecer quem pode visualizar alguma tabela e até mesmo atualizar ou editar.
Tudo isso depende sempre de uma cadeia de informações que permitem a inserção desse comando para limitar acessos. Confira o comando abaixo:
GRANT SELECT, INSERT, UPDATE ON estudantes TO Robson;
REVOKE
Por outro lado, o REVOKE é o passo contrário, e traz restrições. Na prática ele revoga as permissões, e por isso também é um elemento importante.
Normalmente é um movimento que acontece com constância, de modo que os acessos são permitidos e negados ao longo de um processo. Confira o comando abaixo:
REVOKE SELECT ON alunos FROM Robson;
DENY
O comando DENY serve para negar explicitamente permissões a um objeto do banco de dados, dando maior controle.
Assim é possível restringir qualquer tipo de objeto com relação a qualquer pessoa, e isso estar muito bem delimitado.
Para trabalhos em grupos e que determinadas pessoas, seja uma ou mais, que não tenham a permissão de acessar aquele conteúdo específico.
É uma maneira também de conseguir organizar melhor as linhas de trabalho voltadas para cada objeto e planejamento dentro de cada grupo. Confira o comando abaixo:
DENY SELECT ON estudantes TO Robson;
Vale lembrar que as permissões negadas com DENY também podem ser removidas com o comando REVOKE.
Por Que Devo Conhecer os Comandos SQL Listados Acima?
A utilização de um banco de dados é algo muito complexo, e saber de comandos que ajudam no trabalho facilita todo o processo.
Quem trabalha como programador Back-End, sabe que quanto mais informações, mais difícil é gerenciar todo o processo, e os comandos SQL ajudam a lidar com esse tipo de situação.
Assim toda a produtividade da equipe é garantida, e pode principalmente trazer resultados mais efetivo a médio e curto prazo.
Tais comandos foram pensados sempre no andamento do trabalho em si, e por isso conhecer é a melhor forma de operar.
Esses comandos são essenciais para quem precisa fazer muitas consultas durante o dia ou precisa cadastrar novos produtos com frequência.
Se você trabalha com listagem de produtos, de endereço, nomes de clientes entre outros tipos, sabe que a utilização desses comandos em seus determinados fins pode agilizar muito o trabalho.
Enfim! Os comandos citados no artigo são apenas uma pequena parte do conjunto disponível do SQL. Para se profundar mais nestes comandos e aprender muitos outros, acesse os nossos cursos e confira.
E aí, conseguiu entender o uso dos comandos SQL?
Aplique os comandos conforme foi passado acima e veja se eles não irão facilitar a sua vida.
Bom trabalho!
___________________________________
Confira Também
Banco de Dados: 5 Cuidados Essenciais Para Desenvolvedores
Hospedagem de Site GRÁTIS: Confira as 12 Melhores Opções
10 Skills de Um Desenvolvedor Back-End de Alto Nível
O Que é Node.js? Um Guia Para Iniciantes
Sobre o Autor
0 Comentários