17 cargos na área de tecnologia que vão bombar em 2019
No Brasil, a área da Tecnologia de Informação é uma das que mais recruta. Porém, mesmo com as vagas aumentando potencialmente, o mercado ainda sente um déficit de bons profissionais. Mas como anda o mercado de trabalho para bons profissionais de T.I.?
A resposta é: aquecido. A informatização de todas as áreas de uma organização requer colaboradores especialistas em dados, redes, sistemas para a Internet, entre outros.
Segundo o site Exame, “Para esse ano, a segurança da informação passa a ser uma preocupação maior dentro das empresas, o que pode levar a ter um profissional especializado responsável pelo tema para impedir qualquer tipo de vazamento de dados ou uso inadequado deles”, comenta.
Neste contexto, listamos as 17 as profissões mais requeridas pelas organizações no ano de 2019:
1- Gerente de TI
Gerencia toda a área TI da empresa, que geralmente é subdividida em três partes: sistemas; infraestrutura e segurança.
2- Gerente de projetos
Planeja e controla a execução de projetos em desenvolvimento de software.
3- Profissional da área de suporte
Presta suporte/assistência a clientes internos ou externos com objetivo de solucionar problemas técnicos.
4- Especialista de Business Intelligence (BI)
Organiza a coleta de dados e extrair informações que ofereçam suporte para a gestão de negócios, podendo, inclusive, atuar no monitoramento das informações coletadas.
5- Analista de BI com foco em análise de mercado e ETL
Extrai, trata e consolida (ETL, do inglês, Extract, Transform and Load) grande quantidade de dados transformando-os em informações relevantes para a empresa.
6- Programador Front-end
Pensa em como será a experiência de visualização web para o usuário de um determinado site. Profissionais dessa área devem estar alinhados com as novas tendências, uma vez que são responsáveis pelo design, conteúdo e funcionalidade da camada frontal de um site.
7- UX/UI – Usabilidade, interface e interação
Decide como vai ser a experiência de uso de uma interface a forma como ela guia o usuário, como ele se sente utilizando aquele sistema e qual é a forma como a interface é apresentada.
8- Desenvolvedor Full-Stack
Desenvolve softwares para gestão e alteração da base de dados, além de softwares para interface com o usuário final
9- Desenvolvedor mobile
Desenvolve softwares para utilização em equipamentos móveis, como smartphones e tablets.
10- Chief Technology Officer
Gerencia toda a área de Tecnologia de empresas de grande porte, onde a tecnologia é um fator fundamental para a diferenciação mercadológica da empresa frente aos seus concorrentes.
11- Chief Data Officer
Permite que tecnologias como big data, internet das coisas, mobilidade, inteligência artificial, sprint, Scrum, DevOps e MVP sejam adotados para melhorar o desempenho e eficiência da empresa.
12- Gerente de Segurança da Informação
Cuida da segurança dos dados da empresa. Evita que informações vazem ou que usuários indesejados entrem no sistema da empresa.
13- Programador de Javar
Aplica a linguagem Java em diversas plataformas e dispositivos, sendo muito útil para o desenvolvimento de aplicativos.
14- Engenheiro de Inteligência Artificial
Ensinar computadores a “pensar” como humanos é o nicho de trabalho do engenheiro de Inteligência Artificial (IA), área também conhecida como machine learning, ou em tradução literal, aprendizado de máquina. Em grandes empresas, prepara listas de sugestões para usuários, cruzar dados e informações. Com base em cálculos que recriam a decisão do cérebro, coleta dados, identifica padrões e insere as informações no sistema, dando vida a uma ferramenta que “entende” tudo sobre o seu usuário.
15- Cientista de Dados
Traz insights decisivos para a empresa, tornando-a mais inteligente, fazendo o tratamento do dados históricos que a empresa possui, ou no caso os dados do seus clientes, que poderão ser decisivos em tomadas de decisões futuras da empresa
16- Desenvolvedor de projetos de ERP
Desenvolve projetos de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Atua no levantamento de requisitos, mapeamento de processos e modelagem de dados, estuda e implementa sistemas de acordo com as regras de negócio acordado. Soluciona bugs técnicos, indica o caminho a seguir, mostrando possíveis soluções. Atua também no treinamento de usuários e criação de documentação.
17-Gerente da Informação/Banco de dados
Gerencia, instala, configura, atualiza e monitora um banco de dados ou sistemas de bancos de dados de uma ou mais empresas.
Seja você o próximo a ingressar num mercado de trabalho que só cresce.
Queremos ver você conquistando o espaço que sempre sonhou!
Até Breve!
Sobre o Autor
0 Comentários