10 Habilidades Que Você Aprende Sendo Freelancer
Em nosso site temos um artigo completo com sites que você pode utilizar para começar a sua jornada como freelancer.
Como mencionado por lá, muitas pessoas acabam escolhendo essa modalidade de trabalho pela possibilidade de maior autonomia na hora das decisões e maior liberdade para trabalhar.
Os ganhos podem ser mais interessantes, a depender da área e há ainda as habilidades que você aprende sendo um profissional freelancer. Essas habilidades vão além da sua área de atuação e isso é o mais interessante.
Listei 10 delas para você conferir no artigo de hoje.
1 – Negociação
A capacidade de negociação com certeza é uma habilidade aprendida por quem está no mundo de freelancer.
Afinal, você será o único responsável por negociar valores e conversar sobre prazos com o seu cliente.
Basicamente, você pode ter algo em mente e o cliente te dá um orçamento máximo ou um prazo super apertado. Essa é a hora de negociar e chegar em um acordo legal para ambos.
Em uma empresa, não temos tanta oportunidade de fazer negociações de perto, por exemplo.
2 – Gerenciamento de Tempo
Entre as habilidades que você aprende sendo um freelancer, não podemos deixar de citar o gerenciamento de tempo.
Dentro de uma empresa, você tem um deadline determinado pelo gestor de equipe, sendo assim, não importa se você trabalhe um pouco todos os dias ou deixe pra fazer tudo de última hora, você só precisa entregar na data.
Contudo, quando você é freelancer, quanto melhor você gerencia o seu tempo, mais dinheiro entra no final do mês.
A experiência te ajuda a determinar quanto você precisa trabalhar diariamente, quanto tempo demora para realizar com qualidade determinado tipo de trabalho, etc.
3 – Networking
Networking é ampliação da sua rede de contatos e isso não deixa de ser uma habilidade que trabalhar como freelancer pode te oferecer.
Acreditamos que você tem menos medo de expandir o contato no seu LinkedIn ou Github, que ir em um evento da sua área para se apresentar ou mesmo tentar ampliar as indicações com os próprios clientes já conquistados.
Isso acontece porque você é o único responsável pelo crescimento do seu negócio e quanto mais contato, mais projetos surgem e isso pode implicar até em contratar outra pessoa, por exemplo.
O freelancer deve sempre pensar a frente.
4 – Divulgação do Seu Trabalho
Você também vai divulgar o seu trabalho como ninguém. Depois de um tempo como freelancer. seu primeiro portfólio vai te fazer sentir vergonha.
Mas não se preocupe, é assim mesmo, somente a experiência consegue nos mostrar os pontos de acertos e de erros que vamos cometendo ao longo da nossa jornada.
Confira o artigo: 3 Dicas de Como Conseguir um Emprego de Programador (sem ter experiência)
Como a divulgação do trabalho é importante para qualquer profissional que trabalha por contra própria, você vai encontrar maneiras brilhantes de se auto divulgar nas mais diversas plataformas.
Até mesmo adaptações para redes sociais pode gerar frutos.
Contudo, o seu portfólio continua sendo o ponto alto de tal divulgação, por isso ele pode ser sempre melhorado.
5 – Redação
As habilidades que você aprende não tem relação direta somente com a sua área de atuação, como temos visto ao longo dos nossos tópicos, por isso não estranhe se você começar a escrever incrivelmente bem.
A redação é outra habilidade conquistada por meio do trabalho de freelancer e ela tem relação direta com a negociação.
Na negociação você deve se aprender ao seu cliente, responder dúvidas, dar feedbacks e no momento de execução, precisa estar em constante contato, resolver problemas, falar com diferentes pessoas, etc.
Tudo isso exige uma boa redação, ela precisa ser clara, consistente, sem erros gramaticais e com certeza a experiência de escrever e se comunicar sempre com clientes te auxilia em todos esses detalhes.
6 – Confiança
Entre as habilidades que você aprende enquanto freelancer, a confiança também entra em destaque, principalmente se você trabalha em uma grande plataforma.
Se você não aprende a confiar que a sua proposta é a melhor, entre todas as outras, isso é passado até mesmo de forma inconsciente para o cliente.
Claro que no começo você vai se frustrar quando os projetos são recusados ou vai sentir medo do cliente rejeitar o projeto, isso é completamente normal, mas deve passar com o tempo.
Um freelancer com confiança no seu trabalho consegue ser valorizado a todos os níveis, incluindo o financeiro, já que não aceita qualquer valor.
7 – Paciência
O desenvolvimento da paciência é outro ponto importante, não só paciência para um bom reconhecimento dentro da área, mas também para lidar com os mais diversos tipos de clientes.
Afinal, nem todos serão de fácil comunicação, há aqueles que podem te encher de perguntas ou mudar o que deseja a toda hora.
Lidar com pessoas nem sempre é fácil, mas nesse caso, é necessário para garantir projetos.
8 – Contabilidade e Finanças
Como freelancer você também será o seu próprio departamento financeiro. Existe a questão dos impostos, do investimento para melhorar seu trabalho (seja em divulgação ou ferramentas), etc.
Com o tempo você também vai criando tal habilidade.
9 – Planejamento
Além de gerir bem o seu tempo, outra das habilidades que você aprende é o planejamento.
O planejamento vai te dizer quantos projetos você pode pegar na semana ou mensalmente, vai te auxiliar a determinar quantas horas você deve trabalhar por dia ou quando pode tirar uns dias de férias.
Porém, além de tudo isso, o planejamento te dá a possibilidade de determinar onde você deseja chegar.
Qualquer freelancer precisa pensar no seu crescimento, seja para montar seu próprio negócio ou para aumentar seus ganhos no final do mês.
>>>Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje!
10 – Aprendizado
Para finalizar a lista de habilidades que você aprende sendo um freelancer, temos o aprendizado.
Tudo que listei até agora tem relação direta com aprender coisas novas e com o dinamismo que a posição de freelancer requer.
As coisas nesse mundo mudam rápido demais e por isso você deve estar disposto a aprender e a adaptar suas competências para continuar no mercado.
A capacidade de aprender também te auxilia a ser cada dia melhor dentro do que faz.
Você já é freelancer? Então deixe nos comentários as habilidades que já aprendeu durante a sua jornada.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Até o próximo post…
Um forte abraço
Robson.
______________________________
Quer ficar em dia com os meus posts e novidades sobre programação?
Participe do grupo no Telegram!
Sobre o Autor
0 Comentários