Produtividade Para Programadores: 6 Dicas Incríveis
Todos nós já passamos dias (ou períodos), onde a produtividade é baixa, aqueles dias onde você tem diversas coisas para fazer, mas não consegue terminar nem metade.
Isso pode acontecer por diversos fatores, mas não pode se tornar rotina, senão dificilmente vamos terminar projetos, não é mesmo?
Pensando nisso resolvi trazer dicas incríveis de produtividade para programadores.
Coloque todas elas em prática hoje mesmo.
1 – Há Momentos Onde é Necessário se Afastar do Computador
Essa dica de produtividade para programadores pode até parecer estranha, mas tem horas que você precisa se afastar um pouco do computador.
Existem projetos difíceis, onde a codificação fica mais intensa ou existem problemas que você não está conseguindo resolver.
Já parou para pensar que nesses momentos você olha para tela e não consegue ver solução alguma?
Fazer isso vai dar a falsa ideia de produtividade, afinal, você vai estar ocupado, mas não estará fazendo nada que precisa.
Mais vale esquecer o computador e dar aquela pausa, ficar alguns minutos sem fazer nada.
Nesse tempo você pode beber algo, dar uma olhada nas redes sociais, ler as notícias ou conversar sobre assuntos aleatórios com algum colega que não esteja ocupado.
O maior intuito é descansar a mente, para que ela volte ao computador com um novo foco, podendo voltar a pensar em uma solução, em uma nova ideia e afins.
Não tenha receio de fazer pausas, elas são válidas e importantes.
2 – Utilize Seu Tempo Para Aprender Novas Ferramentas e Tecnologias
As ferramentas e tecnologias que você escolhe para utilizar em seu dia a dia, possuem relação direta com a forma de trabalho.
Sendo assim, é preciso dominar todas as ferramentas e tecnologias presentes em seu trabalho, mais do que isso, você também precisa se dedicar para o aprendizado de novas ferramentas e tecnologias.
? Veja Também: Conheça o novo método de treinamento que vai aumentar a sua produtividade.
Dependendo da área que você atua, existem necessidades exclusiva, por isso as ferramentas e tecnologias vão depender muito do seu nicho.
Há programadores que utilizam JavaScript e Bootstrap, enquanto outros trabalham com PHP e Laravel, ou seja, cada profisisonal possui sua preferência.
Uma dica legal ,é fazer uma pesquisa na internet sobre tecnologias e ferramentas que estão em alta no momento. Caso você não saiba onde pesquisar, eu recomendo o site Stack Overflow Developer Survey.
Por que tudo isso? Simples. Você deve empregar em seu dia a dia ferramentas e tecnologias que possam reduzir a quantidade de trabalho manual e repetitivo tornando você um programador mais produtivo.
3 – Automatize Tudo o Que Puder
A automatização de tarefas é um ponto importante para aumentar a produtividade para programadores.
Sabemos que dentro dessa profissão algumas coisas são extremamente repetitivas, contudo, ao mesmo tempo o programador é um profissional que consegue automatizar muitas tarefas repetidas.
Fazendo esse trabalho de automação, o tempo gasto com trabalhos manuais é menor.
Em um primeiro momento, existe o tempo a ser gasto para automatizar as tarefas, é com o passar do tempo que as vantagens desse momento serão vistas.
Claro que estamos falando de economia de tempo, como já mencionado, mas isso não é o fator principal para o aumento de produtividade.
Sabemos que tarefas manuais podem ser chatas, principalmente quando feitas tantas vezes pelos profissionais.
Eliminando tudo isso, o foco em tarefas importantes é maior, o profissional não vai precisar parar e fazer algo cansativo.
Recomendação: Caso você queria acompanhar suas métricas de produtividade, tempo de codificação qual linguagem mais usa, e etc. Existe um plugin chamado wakatime que se integra com o editor de editor, vale a pena testar.
Link do Plugin: https://wakatime.com
4 – Comece Sempre Com a Tarefa Mais Importante
Quando falamos sobre produtividade para programadores ou mesmo para qualquer outro profissional que deseja ser mais produtivo, precisamos pensar na divisão de tarefas.
Nem todas as tarefas são iguais, existem aquelas mais complexas, aquelas mais importantes, aquelas que podem ser deixadas para o final do projeto, etc.
Minha sugestão é começar logo pela tarefa mais importante, assim que você começar o seu dia de trabalho.
O motivo é simples, tarefas importantes precisam de maior atenção, de maior foco e por isso começar com toda energia tende a ser melhor.
Se deixar para o final do dia, você pode estar mais cansado, exausto ou até preocupado se realmente vai dar conta de terminar até o prazo.
Eliminando uma tarefa importante logo pela manhã, você fica mais motivado para as pequenas tarefas ao longo do dia e já passa a ser mais produtivo de forma automática.
Experimente e veja a mudança que isso fará no seu dia.
5 – Tenha Um Plano Antes de Escrever o Código
A estratégia de criar um plano antes de começar a escrever um código vai te ajudar a manter o foco.
Espera – se que você saiba exatamente o que criar e como vai idealizar a solução para determinado problema.
Assim, seus pensamentos ficarão focados no momento presente e não em funções que podem ser úteis no futuro, mas que não interessam para o projeto de agora.
Nesse processo é importante entender todos os requisitos necessários, visto que para criar ou para corrigir algo é necessário codificar.
Isso tem bastante relação com o planejamento, qualquer tarefa que não tenha um bom plano, geralmente fica perdida no meio do caminho, dificultando o nosso foco e logo a nossa produtividade.
6 – Corte as Distrações
Não tem como falar em produtividade para programadores e não mencionar as pequenas (que acabam sendo grandes) distrações do dia a dia, não é mesmo?
? Confira o artigo:
Procrastinação: Como Mudar o Hábito de Procrastinar?
Vamos começar com o celular e as mídias sociais, quem nunca foi olhar uma mensagem no WhatsApp e acabou ficando horas olhando conversas em grupos ou migrou para o Instagram e Facebook?
Redes sociais ocupam bastante do nosso tempo, por isso a dica é mexer somente nos momentos de descanso.
Por exemplo, o método Pomodoro trabalha com foco de 25 minutos e descanso de 5 minutos, onde você pode olhar as redes sociais, por exemplo.
Depois há uma pausa maior, de 25 minutos para ir lanchar, beber algo, etc.
Barulhos podem ser distrações, principalmente para quem está em home office, nesse caso, escolher um local mais tranquilo da casa pode ajudar bastante.
Recomendação: Use a técnica de pomodoro junto com um gerenciador de tarefas, sua produtividade vai melhorar bastante.
Site para usar o pomodoro online e melhorar sua produtividade: https://tomato-timer.com/
Conclusão
Os ganhos de produtividade vêm com tempo e vai depender de cada pessoa. Ser um programador produtivo não é uma habilidade que se adquire uma vez e pronto, você precisa praticar sempre e está realmente disposto a produzir mais em menos tempo para atingir sua metas.
Concentre-se em um item desta lista por vez e você se sentirá mais produtivo ao longo do tempo.
Espero que tenha gostado das 6 dicas de produtividade para programadores.
Você já utiliza alguma dessas dicas para melhorar sua produtividade? Deixe o seu comentário.
Eu vou ficando por aqui…
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Até o próximo post…
Um forte abraço
Robson,
_______________
P.S. Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que mais recomendo para quem deseja aprender a programar, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre programação.
Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, quanto para quem já possui mais experiência, é o Pacote Full Stack.
Sobre o Autor
0 Comentários