O Que é Node.js? Um Guia Para Iniciantes
Neste artigo vamos ver o que é node.js e suas principais vantagens.
Qualquer programador, mesmo um iniciante já ouviu falar ou conhece o JavaScript, que é uma linguagem de programação muito poderosa e muito utilizada na criação de websites interativos e dinâmicos.
No entanto, quando pensamos nos dias de hoje sobre criação de sites, programação de páginas interativas, podemos ir muito mais além do que somente o JavaScript, que mesmo sendo muito utilizado, acabou dando espaço para outras tecnologias.
Uma dessas tecnologias é justamente a Node.js, que acaba sendo uma estratégia mais que interessante para quem quer explorar as novidades no mundo da programação, que oferece novas possibilidades de criação.
Sua plataforma chama a atenção por ser aberta, ou seja, é um software livre, que permite rodar aplicações JavaScript do lado do servidor, sem nenhum tipo de problema com relação à transição de um programa para outro.
A seguir vou trazer todas as informações que você precisa saber sobre o Node.js e também informações de como você pode utilizar para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios e utilidades para a programação do seu site.
O que é Node.js?
Em termos mais técnicos, Node.js é um ambiente de execução para JavaScript, o que possibilita a leitura e reprodução de toda a programação que tenha sido feita de uma maneira independente de navegador.
Com ele é possível desenvolver qualquer tipo de aplicações web, ou seja, com o Node.js é possível criar servidores para sites estáticos e dinâmicos, APIs e sistemas baseados em microserviçes.
Criado no em de 2009, pelo engenheiro de software Ryan Dahl, o Node.js veio como uma alternativa ao Apache HTTP Server e de lá até hoje muitos programadores passaram a utilizar o Node.js em seus projetos, principalmente pelo fato de ser um software livre.
Atualmente, o Node.js está mantido pela empresa OpenJS Foundation, no qual tem o objetivo de promover o uso do JavaScript e de outras tecnologias relacionadas.
Como Funciona
O Node.js tem uma particularidade, que é o seu sistema single-thread, que permite que a alocação de recursos computacionais apenas uma vez, sem a necessidade de fazer repetidas vezes. Isso faz com que o Node.js utilize uma tecnologia assíncrona que trabalha em uma única thread de execução.
No caso de recursos multi-thread é necessário pensar em threads variadas, que sejam criadas a cada modificação ou cada correção que precise ser feita, e uma só vai funcionar quando a outra estiver devidamente finalizada.
Os programadores conhecem esse recurso de single-thread como “event loop”, onde todas as requisições são tratadas como eventos, fazendo com que o processamento seja responsivo e muito mais eficiente.
Esse é o principal ponto de diferenciação para as outras plataformas, e por este motivo o Node.js acaba sendo uma das opções de quem procura algo mais fluido, que ofereça uma experiência mais simples de programação.
Vale lembrar que o Node.js não é considerado um framework JavaScript, assim como o React, Angular.js Vue.js. Sua execução ocorre através de um ambiente virtual próprio para interpretar e executar os scripts.
Quais as Vantagens
Pelo fato de o Node.js ter baixo consumo de recursos e também conseguir como poucos processar várias informações ao mesmo tempo, os projetos com alta escalabilidade são sempre a melhor opção para essa tecnologia.
Assim, se o projeto precisar crescer ou ser incrementado, não perde a qualidade e nem o processamento.
Além disso, é possível manter todo o projeto em uma só linguagem de programação o que ajuda bastante todo o processo de construção.
O Node.js é uma boa alternativa para quem procura um sistema moderno para a construção de um projeto, sendo uma excelente alternativa ao JavaScript, que tem recursos e ações mais limitadas.
Além de ser gratuito e de código aberto, o Node.js possui uma comunidade bem ativa e participativa. E tem suporte para diversos serviços de hospedagem como: AWS, Google Could e Microsoft Azure, e muito utilizado por grandes empresas como: Netflix, PayPal, Linkedin, Uber, Nasa, IBM e outras.
Caso queira saber mais sobre o Node.js recomendo que você acesse o site oficial.
Espero que você tenha gostado do artigo, se você quer aprender Node.js do zero e outras tecnologias, recomendo que você invista em um bom treinamento e que te ofereça suporte completo sempre que precisar.
Minha recomendação tanto para quem está iniciando , como para quem possui mais experiência na área é essa aqui.
Um forte abraço e até o próximo artigo!
Robson dos Santos
__________________________
Confira Também:
API: Entenda a Interface de Programação de Aplicação
Banco de Dados: 5 Cuidados Essenciais Para Desenvolvedores
React vs Vue vs Angular – Qual Escolher?
Melhores APIs Para Desenvolvedores
Sobre o Autor
0 Comentários